Projetos

Concurso Logomarca Ruy Barbosa


Detalhes do Projeto:

Arquitetos:

Guy François Lapouble Corrêa e Tiago Castelo Branco Lourenço (Equipe Águia de Haia/BH)

Colaboradores:

-

Ano do Projeto:

2001

Local:

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Imagens:

2001

Outras Informações:

Concurso Logomarca Casa de Ruy Barbosa - Rio de Janeiro - Brasil


 


Memorial Descritivo 

Ruy Barbosa foi sem dúvida nenhuma um dos grandes nomes da política brasileira, sempre participou de momentos importantes da consagração do estado e da nação.

Nas últimas décadas a população brasileira se distanciou da política, e verdade que no decorrer de sua história, as elites do Brasil sempre estiveram fechadas a uma postura mais democrática em relação as decisões do país, mas, o período autoritário de 1964 a 1985 e as características da vida na atualidade, tem reforçado esse traço no comportamento das pessoas.

Dentro deste contexto, a criação de uma Identidade Visual para a Fundação Casa de Ruy Barbosa torna-se um desafio instigante, pois, acreditamos que o objeto desse concurso deve chamar a atenção para a postura que o antigo morador da casa na rua São Clemente tinha em relação a política, e fazer um convite para toda a comunidade brasileira a repensar suas atitudes.

Não pensamos esta identidade visual como palanque para disputas partidárias, mas sim chamar a atenção para um homem que percebia a política como uma importante instância de sua vida, não se acomodando e constantemente participando das decisões sobre o Brasil.

Para essa nova identidade visual estamos propondo uma esboço do rosto de Ruy Barbosa, valorizando neste, o seu farto bigode e seus pequenos óculos.

Durante toda a sua vida, Ruy Barbosa teve grande admiração pelas concepções políticas da Inglaterra e dos Estados Unidos, esta sua admiração irá nortear suas várias propostas para o Brasil. Para as cores que irão compor as varias aplicações desta nova identidade visual elegemos aquelas que fazem parte das bandeiras do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e do Estado da Bahia, representando o que no nosso entender foram as grandes paixões norteadoras da vida política de Ruy Barbosa.

As cores branca, verde, amarela, vermelha, azul e preta serão aquelas que utilizaremos nas várias aplicações do símbolo sugerido.

A palavra Ruy do nome de nosso homenageado, sugerimos que seja escrita com a letra “y” ao invés de “i” como rege a norma portuguesa na atualidade, pois o próprio Ruy Barbosa assinava seus documentos desta maneira e não como hoje se apresenta as varias aplicações que referem a sua pessoa.

 

 

A vida não tem mais que duas portas: uma de entrar, pelo nascimento, outra de sair, pela morte.
Ruy Barbosa



Imagens do Projeto