Conexão Adventure – África Atlântica
Detalhes do Projeto:
Arquitetos:
Tiago Castelo Branco Lourenço
Colaboradores:
Guy François Lapouble Corrêa
Ano do Projeto:
2007
Local:
Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Salvador/BA - Brasil
Imagens:
Guy François Lapouble Côrrea e Tiago Castelo Branco Lourenço
Outras Informações:
Historiadora: Ana Mónica Lopes
Produtor Cultural: Arlen Nazar
Memorial Descritivo
Existe uma proximidade entre a África e o Brasil que se constituiu não apenas por processos históricos, mas pelas características geográficas e políticas. No entanto aquele continente nos parece um mistério. Quem o conhece sabe que muitas vezes encontramos lá o que está ao nosso lado; é buscar o Oriente a oriente do Oriente.Quando estamos lá sentimos saudade daqui, mas o inverso também ocorre.
Esta exposição pretende apresentar a África a partir de um olhar brasileiro, buscar atráves de elementos da cultural material a África que existe dentro da cultura brasileira, e apresentar elementos da cultura africana contemporânea e suas reverberações nas práticas culturais do Brasi atual, a interação com os objetos permite experiências e a construção de novos saberes sobre os dois mundos.
A exposição tem seu início no Brasil. O primeiro módulo apresenta imagens e sons de elementos da cultura brasileira que remete as tradições africanas envolvendo o espectador na temática.
Deste primeiro módulo parte um corredor que irá estabelecer o contato com os módulos da África. Neste corredor estará afixada imagens que remetem aos contatos que foram estabelecidos durante toda a história entre o Brasil e a África. O corredor é o substrato físico que permite o contato entre diferentes universos culturais com seus encontros e desencontros.
Após o corredor ingressamos nos módulos da África, espacialmente esses módulos são dispostos conformando um labirinto, os caminhos tem que ser descobertos, não existe uma sequência a ser seguida na exposição, o caminho deve ser construído pelo espectador, entretanto, só existe uma saída para o labirinto, a saída da compreensão e do entendimento do outro mundo. Serão expostas fotografias e objetos da cultura africana registrados pela equipe responsável pelos levantamentos em viagens a África.
A exposição será itinerante e irá percorrer várias cidades brasileiras, podendo ser montada em diferentes espaços. Os módulos podem ser organizados de diferentes maneiras em função dos espaços disponíveis.
Confira os vídeos do projeto:
Video 1
Video 2
Mais Imagens: