Projetos

Suportes de Pôsteres de Seminário Internacional


Detalhes do Projeto:

Arquitetos:

Ana Carolina Soares Loures de Jesus, Bruno Giacomini Nogueira Coelho e Tiago Castelo Branco Lourenço

Colaboradores:

Ana Luísa Giacomini Nogueira Coelho

Ano do Projeto:

2013

Local:

São Paulo, SP, Brasil

Imagens:

Bruno Giacomini Nogueira Coelho e Tiago Castelo Branco Lourenço

Outras Informações:

Concurso - Premiação de 1º Lugar no Concurso Nacional de Suportes de Pôsteres do 2º Seminário Internacional “Representar - Brasil 2013: As Representações na Arquitetura, Urbanismo e Design”
Maquete - Tiago Castelo Branco Lourenço


 


 Memorial Descritivo 

 Suportes de Pôsteres do 2º Seminário Internacional “Representar – Brasil 2013: As Representações na Arquitetura, Urbanismo e Design”

O MDF é uma chapa, produzida à partir de madeira reflorestada. É resistente e possui alta capacidade de usinagem, sua composição é homogênea em toda sua superfície e em seu interior. Trabalhamos com chapas de MDF de 2,75×1,85m com 18mm de espessura.
Essa chapa será dividida em 3 partes e cada uma dessas conterá 4 vincos posicionados em suas 4 extremidades que serão usados para encaixe das peças, formando diversas combinações tornando a proposta mais versátil. As composições poderão ser utilizadas na exposição de posters, maquetes, obras de arte, além de contribuir com a cenografia do evento.
O acabamento das peças pode variar de acordo com a demanda e as opções de revestimento podem ser alteradas sempre que necessário.
A concepção da proposta reconhece a efemeridade da criação e se apropria da matéria de modo sutil, viabilizando o reuso de seus componentes. Indo além da predefinição exigida pelo edital e contemplando possibilidades de uso que não são predefinidas.

Passo a passo para execução das peças:
Cortar a placa de MDF em 3 partes:
O primeiro corte na diagonal, no sentido da largura é iniciado à 110cm de uma extremidade e termina à 95cm da mesma extremidade.
O segundo corte se inicia a 70cm da extremidade oposta e segue na transversal no sentido da largura.
Vincos:
À 10cm da extremidade no sentido da largura, será aberto um vinco com espessura de 20mm e profundidade de 92,5cm no sentido do comprimento. Em seguida, inverta a peça uma vez no sentido do comprimento e uma vez no sentido da largura. Aí será feito outro vinco como o primeiro.
Em seguida, à 10cm da extremidade no sentido do comprimento, será aberto um vinco com espessura de 18mm e profundidade correspondente a metade da largura da peça.
Inverta a peça uma vez no sentido do comprimento e uma vez no sentido da largura. Aí será feito mais um vinco como o terceiro.
Esses vincos são complementares, no sentido da largura e no sentido do comprimento e possibilitam o encaixe em um painel semelhante.
Os vincos do painel de 70 cm serão cortados com as mesmas instruções do painel anterior.
Montagem:
Cada peça se encaixa as demais através dos vincos. Sendo que elas podem ser encaixadas de forma complementar de seus vincos ou de forma aleatória.
A distancia dos vincos da extremidade possibilita a estabilidade das peças.

Imagens do Projeto: